Saiba Combinar Pratos e Vinhos em sua Festa.

April 11, 2018

Quando se trata de combinar pratos com um bom vinho, muitas pessoas sentem dificuldade e começam a surgir diversas dúvidas e indecisões, a ponto de deixar alguns por um bom tempo no setor de vinhos do mercado fazendo mil comparações. Por isso, separamos dicas bem práticas para evitar a indecisão e ajudar nossos leitores a planejar uma ótima festa, um bom almoço em família ou até mesmo um jantar romântico.

 


Comida Salgada e Sobremesas: Comidas Salgadas combinam com vinhos secos, já as sobremesas combinam com vinhos doces, conhecidos como “vinhos de sobremesa” por exemplo os vinhos do porto ou “colheita tardia”. É muito importante saber que os vinhos que possuem adição de açúcar não entram em questão, os vinhos de sobremesa são característicos apenas pela doçura da uva, portanto evite os vinhos doces do tipo suave.

Carnes: Quando se trata de Carnes é muito fácil de lembrar, Combine as carnes brancas(peixes e frango) com os vinhos Brancos secos, que por sinal caem bem com opções vegetarianas também. Já no caso das carnes vermelhas, irão combinar com vinhos tintos secos.

Massas: No caso das massas, você irá escolher os vinhos de acordo com o molho utilizado, e é muito simples combinar, pois no caso de molhos brancos, os vinhos brancos serão sua escolha, molhos vermelhos pedirão vinhos tintos, já os molhos rosés: Adivinhe? Combinam com Vinhos rosés.

Comidas Regionais Típicas: comidas regionais combinam preferencialmente com os vinhos regionais, por exemplo, uma bacalhoada cairá bem com um vinho português, pizza com vinho Italiano, Cerviche com vinho Chileno, Paella com vinho espanhol. Mas claro, sempre lembrando da regra para comidas salgadas ou doces!

Sabores Fortes: Comidas com sabor forte irão pedir um vinho mais encorpado e pesado, já os pratos leves pedirão um vinho mais leve, lembrando que o leve em questão não se trata do vinho suave, e sim de um vinho menos encorpado, a uva mais leve. Isto porque o vinho deve se harmonizar com o sabor do prato, se você combina uma comida de sabor forte com um vinho leve, o sabor do prato anulará o sabor do vinho e vice-versa.

Conservação: No caso de não ter uma mini adega na sua casa, saiba que é necessário armazenar seus vinhos em um local sem claridade, livre de movimentação e se possível com a menor quantidade de ruídos possível, isso fará com que você preserve a qualidade dos seus vinhos da melhor forma! Apenas tire-os de lá antes de servir.

Como Servir? No caso dos vinhos Brancos, é melhor que os sirva bem geladinhos, já no caso dos vinhos tintos, coloque-os no congelador por uns 20 minutinhos antes de servir, já será o suficiente. Acredite, servir os vinhos na temperatura correta faz total diferença no sabor.

 

Não se esqueça de disponibilizar água aos seus convidados, uma jarra com taças adicionais em cada mesa permitirá que seus convidados se mantenham hidratados, pois o álcool do vinho tira a água do nosso corpo e você não quer seus convidados de ressaca não é mesmo?

 


Seguindo essas dicas você poderá planejar melhor suas festas, almoços e jantares e poderá proporcionar um momento muito mais agradável aos seus convidados. Lembrando que você não precisa ser um especialista em vinhos e saber qual é mais encorpado ou qual é mais leve, mas saberá quais sugestões pedir para os atendentes da adega ou mercado.

 

Fique por dentro das novidades do Espaço The Oscars, acesse nossas redes sociais para mais dicas e conteúdos como este. Esperamos por você 😉

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

5 Dicas para daminhas de honra fofíssimas

August 30, 2017

1/3
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags